CAPACITANDO

É Preciso Saber Viver – Módulo II

O Projeto tem como objetivo, promover a formação continuada de profissionais atuantes nas Organizações da Sociedade Civil de Presidente Prudente,(educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos), que trabalhem diretamente com crianças/adolescentes e jovens, na perspectiva do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, auxiliando para que esses profissionais, não se
deixem levar por práticas burocráticas e acríticas, mas obtendo uma postura crítica capaz de questionar e propor
estratégias de ações que colaborem com a transformação social.

CURSO I

Acompanhamento Sociofamiliar: Percurso Transformador: Contendo 03 módulos a serem trabalhados.


Módulo 1: As dimensões do trabalho socioeducativo – Construção conjunta de uma Escala de Vulnerabilidade e Riscos Sociais e
Individuais, além da definição sobre o marco ativo como ponto inicial do processo de acompanhamento familiar.

Módulo 2: O diagnóstico psicossocial – Elaboração do diagnóstico psicossocial, como base essencial para o PAF, PIA e o
acompanhamento sociofamiliar.


Módulo 3: Efetivando o processo de acompanhamento sociofamiliar – Apresentação dos ciclos coletivos e atendimentos individuais,
identificando a estrutura adequada para um monitoramento participativo e eficaz, compondo, assim, um processo de
acompanhamento de fácil aplicação e avaliação ao longo do plano de atendimento.

CURSO II

Práticas socioeducativas e formação de educadores: Novos desafios no campo social: Contendo 03 módulos a serem
trabalhados.


Módulo 1: O educador e suas concepções sobre criança / adolescente em situação de vulnerabilidade social – No processo de
formação dos educadores sociais está contido um movimento de construção e desconstrução das suas concepções de criança e
adolescente que podem influenciar no desenvolvimento do seu trabalho.


Módulo 2: Atividades Sócio Educativas: Conceitos e Objetivos – Entendimento sobre as ações socioeducativas desenvolvidas como
atividades de estímulo ao pleno exercício da cidadania, por meio da ampliação do universo cultural e da vivência em grupo,
entendendo e respeitando a criança, o adolescente e o jovem – sujeito em desenvolvimento.


Módulo 3: Oratória – Desenvolvimento das habilidades de comunicação, no que concerne aspectos relacionados a dimensão oral
considerando que a atividade discursiva, é fundamental para o desenvolvimento do trabalho sócio educativo, por entender que os
recursos expressivos são maneiras de se chegar ao universo dos atendidos.

Organizações da Sociedade Civil que podem fazer parte do grupo a ser capacitado

Lar Santa Filomena;

Associação Bethel – Projeto Mão Amiga;

Casa do Aprendiz Cidadão – CAC;

Casa da Criança e Centro Social São José;

Núcleo Ttere de Trabalho e Realização;

Serviço de Obras Sociais – SOS;

Lar dos Meninos;

APAE;

AFFIP;

LBV;

Casa da Sopa;
Fundação Mirim.

VISITA – APRESENTAÇÃO E CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO DAS ENTIDADES.

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