CONHEÇA OS PRESERVATIVOS
A distribuição de camisinhas é gratuita, uma das ações do Ministério da Saúde para combater a propagação de doenças sexualmente transmissíveis
Feminino
Como usar a Camisinha Feminina?
O preservativo feminino também serve para se prevenir contra a aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim como a opção masculina, também evita uma gravidez não desejada. Por ficar dentro do canal vaginal, a camisinha feminina não pode ser usada ao mesmo tempo em que a masculina. É feita de poliuretano, um material mais fino que o látex da camisinha que envolve o pênis. É, também, mais lubrificada.
A camisinha feminina é como se fosse uma “bolsa” de 15 centímetros de comprimento e oito de diâmetro e possui dois anéis flexíveis. Um é móvel e fica na extremidade fechada, servindo de guia para a colocação da camisinha no fundo da vagina. O segundo, na outra ponta, é aberto e cobre a vulva (parte externa da vagina).
Cuidados necessários ao usar a camisinha feminina
• Guardar a camisinha feminina em local fresco e seco;
• Nunca abra a embalagem da camisinha feminina com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la;
• Ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até oito horas antes da relação e retirado com tranqüilidade após a relação, de preferência antes de a mulher levantar-se, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo;
• Usar a camisinha feminina desde o começo do contato entre o pênis e a vagina;
• Não usar com a camisinha masculina;
• Transar uma única vez com cada camisinha feminina. Usar a camisinha mais de uma vez não previne contra as DST e gravidez.
Colocando a camisinha feminina…
Para colocar a camisinha feminina encontre uma posição confortável. Pode ser em pé com um pé em cima de uma cadeira; sentada com os joelhos afastados; agachada ou deitada.
Depois da relação, retire a camisinha torcendo a argola de fora para que o esperma não escorra e jogue-a no lixo. Nunca use a camisinha feminina mais de uma vez.
Uso correto
• O anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina. Com o dedo indicador ele deve ser empurrado o mais profundamente possível para alcançar o colo do útero; a argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 cm para fora da vagina; durante a penetração o pênis deve ser guiado para o centro do anel externo.
• Com o vaivém do pênis, é normal que a camisinha se movimente. Se o anel externo estiver sendo puxado para dentro, é necessário segurá-lo ou colocar mais lubrificante.
• Uma vez terminada a relação sexual, a camisinha deve ser retirada apertando o anel externo. É preciso torcer a extremidade externa da bolsa para garantir a manutenção do esperma no interior da camisinha. Depois, basta puxar o preservativo para fora delicadamente. E a cada nova relação deve-se usar um novo preservativo.
Preservativo Masculino
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre.
Mas o preservativo não deve ser uma opção somente para quem não se infectou com o HIV. Além de evitar a transmissão de outras doenças, que podem prejudicar ainda mais o sistema imunológico, previne contra a reinfecção pelo vírus causador da Aids, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.
Cuidados necessários ao usar a camisinha
• Guardar a camisinha em local fresco e seco.
• Nunca abra a embalagem da camisinha com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la.
• Colocar a camisinha desde o começo do contato entre o pênis e a vagina.
• Apertar a ponta da camisinha enquanto ela é desenrolado para tirar o ar. Se o reservatório destinado ao sêmem estiver cheio de ar, a camisinha pode estourar.
• Somente lubrificantes à base d’água devem ser utilizados junto com a camisinha, como é o caso do KY. Já a vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo não devem ser usados, já que causam rachaduras na camisnha, acabando com a capacidade dele de proteger contra doenças e gravidez.
• Transar uma única vez com cada camisinha. Usar a camisinha mais de uma vez não previne contra as DST e gravidez.
• Tire a camisinha com o pênis ainda duro, logo depois da ejaculação.
Colocando a camisinha
Principais erros no uso da camisinha
- Guardar em lugar incorreto
- Guardar a camisinha na carteira ou no porta-luvas pode danificá-la. Por isso, mantenha-a em local fresco e seco.
- Abrir com os dentes e outros objetos cortantes
- Nunca abra a camisinha com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la.
- Usar só na hora da penetração……a camisinha deve ser colocada desde o começo do contato entre o pênis e a vagina.
- Só colocar na hora da ejaculação…… a transmissão de DST e a gravidez podem acontecer antes da ejaculação.
- Colocar do avesso assim é mais difícil colocar a camisinha e o rompimento pode acontecer facilmente.
- Não tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha
Se o reservatório destinado ao sêmem estiver cheio de ar, a camisinha pode estourar. Por isso, é importante apertar a ponta do preservativo enquanto ele é desenrolado.
- Passar lubrificantes que não sejam à base d’água
Vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo causam rachaduras no preservativo, acabando com a capacidade dele de proteger contra doenças e gravidez.
- Transar duas vezes com a mesma camisinhaA camisinha só pode ser usada uma única vez. Usá-la mais de uma vez não previne contra as DST e gravidez.
- Usar duas camisinhas ao mesmo tempo não aumenta a proteção
Nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo. Isso só aumenta o risco dela se romper ou estourar.
- Só tirar depois que o pênis amolecer dentro da vagina
Com o pênis mole, o sêmem pode vazar da camisinha entrando em contato com a vagina. Tire a camisinha com o pênis ainda duro, logo depois da ejaculação.
fonte: www.aids.gov.br